quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O apelo da floresta

      Buck era um cão que vivia em Santa Clara, na Califórnia. Lá, passava os dias a descansar e a comer com os seus amigos humanos. Buck tinha uma boa vida.
      Naquela época, eram precisos muitos cães para puxar trenós no Alasca, pois tinham encontrado lá ouro. Por isso, era frequente haver raptos de cães e Buck foi um dos raptados! Foi levado para o Alasca enjaulado. Tentou libertar-se tentando atacar o seu guarda que, por sua vez, se defendia com um cacete. Buck ficou de rastos, praticamente morto. Ele tinha aprendido a lição “do cacete e dos dentes”. Essa lição ensinou-o que atacar com astúcia é mais vantajoso do que atacar com fúria e que nunca se ataca alguém armado.
       Foi vendido a dois homens que tinham como missão transportar cartas de correio, através de longas distâncias no Alasca. Eles demonstravam determinação para enfrentar as milhares de milhas que iam percorrer com os seus cães. Entre eles iam Buck e Spitz um cão forte e violento.
      Spitz não gostou de Buck e, por essa razão, não perdia uma oportunidade de o atacar.
      Certo dia, Buck decidiu vingar-se e atacou Spitz. Foi uma luta renhida, mas Buck ganhou deixando Spitz morto. Tendo-o eliminado, Buck ficou chefe do grupo de cães.
      Terminadas as viagens, Buck foi vendido a três americanos ignorantes, sem experiência de vida no Norte. Iniciaram uma viagem sem estarem preparados e, por essa razão, antes de metade da viagem feita mais de metade dos cães tinham morrido. Mesmo Buck estava em péssimo estado, incapaz de dar mais um passo, apesar das pauladas do dono. Buck estava quase morto quando um homem chamado Jonh Thorton o salvou da violência dos donos.
      Jonh Thorton e Buck tornaram-se grandes amigos.
      Certo dia, Jonh fez uma aposta com um colega em como Buck conseguia puxar um trenó com mil libras de carga numa distância de cem jardas. Com muito esforço, Buck ganhou a aposta. Essa vitória reforçou ainda mais a amizade entre ele e Jonh.
      Buck, Jonh e mais alguns amigos iniciaram uma viagem para um local remoto. Buck começava a sentir uma grande atracção pelo espaço selvagem, o que o levava a dar longos passeios sozinho, às vezes, durante vários dias. Ao mesmo tempo, sentia-se preso pelos seus laços de amizade com Jonh Thorton.
      Certo dia, o acampamento foi atacado por um grupo de Índios chamado “Yeehat”, durante uma das ausências de Buck. Quando ele chegou, viu os Yeehat e Jonh Thorton morto. Ficou furioso e começou a atacar e a matar os índios, um após um.
      Com Jonh morto, Buck deixou de se sentir preso à grande amizade que tinha com ele. Buck, tornou-se um cão selvagem.

J. Manuel Amoreira

Sem comentários:

Enviar um comentário