quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que é a Liberdade?

      A minha mãe propôs–me que respondesse a esta pergunta: "O que é a liberdade?"
      O desafio surgiu porque o meu comportamento na sala de aula não tem sido totalmente correcto: tenho falado com o colega do lado durante as explicações dos professores e professoras.
      A minha mãe perguntou–me porque é que eu falo nas aulas e eu respondi que já não estávamos em ditadura e, por isso, podia falar. E é aqui que surge a pergunta: o que é a liberdade?
      Na sala de aula, há muitas liberdades: querer falar baixinho com o colega do lado, querer contar anedotas sem mais nem menos, responder sem autorização. Também há a liberdade de querer aprender e a liberdade de querer ensinar.
      Mas umas liberdades prejudicam as outras: estar a falar com o colega não deixa que ele aprenda; contar anedotas sem propósito não deixa a professora ensinar. Quando a professora nos chama à atenção não nos deixa continuar a brincadeira. Então, como resolver este problema?
      Primeiro, temos que ordenar as liberdades da mais importante para a menos importante, depois há que cumprir as regras.
      Na sala de aula, é mais importante o querer aprender, por isso, a minha liberdade de poder falar acaba quando começa a liberdade dos meus colegas de aprender, ou seja, quando entramos na sala de aula.
      Mas quando vamos para o intervalo, a liberdade de brincar recomeça. Mas também com regras, claro.
      Posso então concluir que liberdade não é fazer o que me apetece. Liberdade é poder fazer o que quero ou dizer o que penso, respeitando a liberdade dos outros.

António José Santos
N.º4

Sem comentários:

Enviar um comentário