segunda-feira, 2 de maio de 2011

Texto Livre

No dia 20 de Janeiro, um dia nublado, a professora de português mandou-nos fazer um texto sobre um tema qualquer, até mesmo em poesia... E eu comecei logo a pensar como iria ser o meu texto livre…Talvez uma aventura, uma descoberta, um resumo de um livro…Queria escrever algo diferente e não me vinha nada à cabeça. Na verdade, ainda tínhamos algum tempo, mas eu não gosto de deixar as coisas para a última da hora. Não é de qualquer maneira que se faz um texto livre… Pois tem-se de pensar no tema, pensar no principio, meio e fim… Também é preciso ter alguma imaginação, coisa que eu não tenho muita… Até que vieram alguma ideias. A minha primeira ideia era fazer um texto sobre um sentimento chamado tristeza: começava por dizer o que era a tristeza; dizia porque é que as pessoas tinham aquele sentimento e em que ocasiões; escrevia alguns exemplos; e, por fim, falava de algumas curiosidades sobre a mesma. Passados alguns dias, tive a ideia de fazer um texto com o seguinte título: “ Estrela de cinema por um dia”. O tema tratava-se de um dia azarento… Mas acabou por se tornar um dia muito bom, pois eu concorreria a um casting para uma peça de teatro e acabava por ganhar. Quando iria começar a encenar perante toda a gente, ouvia um despertador, pois era tudo um sonho… Nenhuma das ideias me parecia genial. Faltava ali qualquer coisa, não sei bem explicar o quê. Todos os dias pensava nisso e pensava, pensava… Mas será que não me vem nada à cabeça? Certo dia, tive a ideia de fazer um texto sobre a poluição para poder alertar as pessoas para o seu prigo . A poluição preocupa-me mesmo, se agora o mundo já está neste estado como irá estar quando eu for adulta? As pessoas não conseguem ver o perigo que o nosso mundo está a correr e que se tudo continuar assim, podemos vir todos a morrer graças ao poder da natureza… Não… Também não me parecia uma ideia brilhante para este texto, embora eu achasse uma ideia interessante. Depois ainda havia o problema do que é que eu iria pôr no texto, pois, algumas das ideias podem ser interessantes, mas nunca tenho muita coisa para pôr no texto. Talvez para a próxima eu fizesse um texto livre com esse tema. Às vezes, o tamanho do texto pode não ser o mais importante, pois, este pode ser muito grande, mas não ter tanta qualidade como um mais pequeno.
Finalmente… Finalmente, eu tive uma ideia que me parecia muito interessante e engraçada. Era fazer um texto com o seguinte título: “ Texto livre”, que falava sobre as ideias que eu tinha para um texto e as dificuldades que eu tinha em fazê-lo. Sim, esta ideia parecia-me bem. Já sabia o que escrever… Às vezes, as ideias brilhantes não vêm logo e é preciso pensarmos, pensarmos… Ou, ás vezes, basta esperarmos, que a ideia vem de repente quando menos esperamos, como foi o caso. E comecei a escrever o texto numa folha de linhas, que servia de rascunho. Demorei cerca de 5 dias e, em cada dia, fazia uma pequena parte. Nos dias que sobravam ia aperfeiçoando. E cá estou eu a passar o texto para o computador… E, de seguida, vou imprimir para o levar à professora. Consegui acabar o texto no prazo. Às vezes, não é preciso pensarmos muito que a ideia vem quando menos esperamos, mas não podemos ficar à espera até que acabe o prazo… Se não, corremos o risco de não entregar nenhum texto livre!

Cláudia Franco

Sem comentários:

Enviar um comentário